A acupuntura é uma abordagem antiga, estudada e praticada há mais de 2.500 anos, e baseada na medicina chinesa, tendo como objetivo tratar uma variedade de condições tendo como objetivo tratar uma ampla variedade de patologias e desequilíbrios pela inserção de finas agulhas em pontos específicos do corpo, localizados em meridianos por onde flui a energia vital.
É um método minimamente invasivo que estimula áreas ricas em nervos a fim de influenciar tecidos, órgãos, glândulas e várias outras funções do corpo.
Cada agulha da acupuntura produz uma pequena lesão no local de inserção e, mesmo que seja leve e cause pouco ou nenhum desconforto, é o suficiente para enviar um sinal para o corpo responder. Essa resposta envolve a estimulação do sistema imunológico, promovendo a circulação para a área, a cicatrização da “ferida” e a modulação da dor.
Qual a filosofia por trás?
A filosofia chinesa que sustenta a prática da acupuntura acredita que o corpo humano mantém uma força invisível chamada “qi” – nada mais é do que a nossa “força vital” e o funcionamento interno natural do corpo.
Quando o “qi” está fluindo bem e indo para todos os lugares certos, a pessoa experimenta uma boa saúde mental e física. Em contrapartida, se ele estiver fluindo incorretamente (bloqueado, hiperativo ou deficiente), isso resulta em doença.
Às vezes, alguns indivíduos são mais propensos a apresentarem enfermidades quando se sentem estressados ou ansiosos, por exemplo. Afinal, o humor, a saúde mental e o bem-estar em geral tem o potencial de afetar diretamente a saúde física.
Assim, a acupuntura visa auxiliar as pessoas a alcançarem o equilíbrio do fluxo de Qi, e, como resultado, proporcionar alívio para muitas questões relacionadas à saúde física e mental.
Como a acupuntura pode ajudar?
Uma pessoa pode buscar a ajuda da acupuntura por uma série de razões. Conheça as principais situações em que essa metodologia é indicada, com apoio científico, como uma das formas de tratamento:
- Alergias;
- Ansiedade e depressão;
- Artrose;
- Dor crônica (pescoço, joelho, costas, cabeça);
- Hipertensão;
- Insônia;
- Cólicas menstruais e tensão pré-menstrual (TPM);
- Enxaquecas;
Em termos de resultados, é quase impossível dizer o que se deve esperar da acupuntura, já que é possível experimentar essa abordagem de formas totalmente diferentes.